segunda-feira, 16 de novembro de 2009

NEM TUDO QUE CAI DO CÉU É AGUA...


Paramos o carro em alguma sombra na intenção de proteger nosso veículo do sol, porém quando voltamos algumas outras coisas podem ter acontecido... Vejamos.

Em uma situação dessas duas coisas são comuns de acontecer e providências devem ser tomadas imediatamente: fezes de pássaros ou sementes de árvores sobre a pintura.

Principalmente as fezes de pássaros, assim como as sementes, resina e até folhas de árvores são ácidas e em pouco tempo, se não retiradas da pintura elas danificam o verniz do automóvel causando manchas ou até mesmo corroendo o próprio verniz. Dependendo de quanto tempo, da proteção existente na pintura, do sol, o estrago é irreversível, sobrando como única alternativa a repintura da peça.

Se acontecer seja rápido, lave primeiramente com um jato d’água para tirar o grosso, evite passar pano ou qualquer outra coisa pois essas fezes tem partículas solidas que acabam riscando a pintura se tiver atrito, mas cuidado se for jato d’água de lavadoras com alta pressão. Se o jato estiver muito próximo da pintura ele pode arrancar o verniz. Depois com um pano macio, água e xampu automotivo, limpe bem o local com cuidado. Se estiver muito seco, corte um limão e passe-o em cima.

GOTEIRAS

Outra coisa que é altamente prejudicial a pintura dos carros são gotas de água que caem de teto de concreto. Essas gotas são altamente abrasivas e devem ser retiradas da pintura imediatamente para evitar danos. Jamais deixe seu carro estacionado sob uma delas. Se a mancha secou, cortar um limão e passar cima também ajuda a tirar a mancha.

NA PRAIA

A salinidade é um dos fatores que mais prejudicam a pintura dos carros. Portanto, ao voltar da praia, peça uma lavagem geral do carro, inclusive por baixo, mas somente com água e sabão neutro, sem óleo de mamona.

ÓLEO DE MAMONA

Muitos motoristas, principalmente os mais antigos, possuem o hábito de pedir para aplicarem este produto no carro. Ele limpa as partes metálicas mas danifica terrivelmente (ressecando) os componentes de borracha, principalmente da suspensão e os de vedação (portas, capô etc.), danificando-os em pouco tempo. Então, óleo de mamona no carro NEM PENSAR!!!

AO ABASTECER

As vezes ao abastecer o carro escorre do bocal do tanque ou do bico própria bomba de abastecimento, combustível sobre a pintura. Se acontecer isso lave imediatamente com água e xampu automotivo. O combustível na pintura mais a ação do sol vão manchar a pintura do seu carro em pouco tempo.

ENCERAMENTO

É o procedimento mais simples de proteção da pintura. Com a aplicação de cera automotiva, cria-se uma camada protetora sobre a pintura. A cera que hoje é muito popular é aquela que é aplicada na lavação (ou lavagem) do carro. Funciona mais para dar um “brilhinho”, mas a cera que realmente protege é aquela em pasta que é aplicada sobre a pintura e depois retirada, preferencialmente com algodão. Se seu carro estiver encerado, com cera pasta, as chances de algo acontecer na pintura, devido a fezes de pássaros, resina de árvores, água de concreto, etc.. são bem menores.

O segredo para saber se o carro precisa ser encerado de novo é a mera observação. Em dias de chuva, se a água escorrer pela pintura, ela ainda tem cera. Se gotas ficarem agarradas em algum ponto, a proteção já começou a desaparecer.

E cera, só na lataria, pois algumas ceras atacam borrachas e peças plásticas, provocando seu ressecamento.

Um abraço

Diego

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