domingo, 8 de novembro de 2009

Cálculos de consumo


Prezado leitor...

Tenho recebido perguntas de alguma pessoas, principalmente pessoas que possuem carros FLEX, se é melhor abastecer com álcool ou com gasolina.

Da mesma forma algumas me perguntam como calcular o consumo do carro, ou como calcular quantos quilômetros meu carro faz com um litro de combustível.

Vamos desenrolar...

Análise dos dois combustíveis:

Ao fazer uma comparação simples, há um consumo maior de álcool do que gasolina em motores idênticos, pois o álcool possui um poder calorífico menor do que o da gasolina, logo é necessário uma quantidade maior de álcool para desenvolver uma potência igual a da gasolina.

O consumo do álcool é maior, em aproximadamente 30%. Você terá vantagem abastecendo com álcool, se o valor for menor ou igual a 70% do valor da gasolina.

Álcool

O álcool consome mais, entretanto, o litro é mais barato. O álcool aumenta a potência do seu carro (veja no manual do seu carro FLEX, lá ele vai mostrar que o carro ganha alguns cavalos a mais com álcool) além de ser ecologicamente menos prejudicial ao meio ambiente.

Gasolina

O derivado do petróleo consome menos, mas o litro é mais caro. Na verdade não vejo muitas vantagens da gasolina a não ser que ela consome menos, por exemplo, você vai rodar mais quilômetros com um tanque abastecido com gasolina do que um tanque abastecido com álcool (carros FLEX). Ou seja, o carro terá maior autonomia na gasolina.

Cálculo da escolha: Álcool ou Gasolina?


Como o que interessa mesmo para o motorista comum é quanto ele vai pagar de combustível, pra você saber qual é mais vantajoso faça o seguinte calculo:

Divida o preço do álcool pelo preço da gasolina, se o valor do resultado for menor que 0,7 é mais vantajoso abastecer com álcool caso contrário vá de gasolina.

Ou se preferir a conta também pode ser feita assim:

Pegue o valor do litro do álcool e multiplique por 1,7. Se ficar menor que o valor do litro da gasolina abasteça com álcool. Se o resultado dessa multiplicação for igual ou maior, não abasteça com álcool, abasteça com gasolina.

Cálculo da média de consumo

Para quem tem carro FLEX essa conta deve ser feita com o tanque abastecido ou com álcool ou com gasolina. Se os dois combustíveis estiverem misturados no tanque do seu carro o resultado da conta vai ser impreciso, pois como vimos acima os dois combustíveis tem rendimentos diferentes. Mas nada impede de você fazer a conta da média do carro abastecido com gasolina ou com o carro abastecido com álcool.

O carro tem duas médias possíveis de serem auferidas, a média de consumo urbano e a média de consumo em estrada.

O primeiro passo é encher o tanque do carro. Ao fazer isso zere o odometro do carro, ou se teu carro não tiver essa opção anote a quilometragem que estiver marcando. O odometro é aquele contador que marca quantos quilômetros o carro já rodou, localizado no painel.

Mas ao encher o tanque você deve usar um padrão, tomar um cuidado aí para sua conta ser bem precisa. Ou você pede para o frentista abastecer “até a boca” do tanque ou pára de abastecer quando a bomba parar automaticamente. O melhor mesmo é encher até a boca do tanque, pois as bombas de combustíveis podem destravar antes ou depois, dependendo da bomba. E daí assim vai dar diferença.

Uma vez o tanque cheio e quilometragem anotada, ou zerada, pode rodar normalmente. Mas se você rodar com esse tanque na estrada e na cidade a média também não vai ser precisa.

Depois de rodar, ao abastecer o carro novamente, você tem que obrigatoriamente encher o tanque novamente, ou até a boca ou quando a bomba destravar, exatamente do modo que você escolheu ao encher o tanque anteriormente. Se você encheu até a bomba destravar automaticamente, de preferência reabasteça nessa mesma bomba no mesmo posto, para não dar diferença.

Assim, divida os quilômetros rodados com aquele tanque pelo número de litros que entraram no tanque quando você reabasteceu.

Exemplo:

Rodou com o tanque: 400 km

Litros que entraram no tanque no reabastecimento: 40 litros

Média: 400 km / 40 litros = 10km por litro de combustível (álcool ou gasolina).

A média de consumo na estrada é sempre maior que a média de consumo na cidade, assim como a média de um carro FLEX abastecido com gasolina vai ser maior do que mesmo carro abastecido com álcool.

Verifique se a média do seu carro condiz com as informações de consumo do seu carro fornecidos pela montadora.

O carro carregado, pneus descalibrados, ar condicionado ligado, rodar com os vidros abertos, são exemplos de coisas que podem interferir no resultado.

Um abraço

Diego

Um comentário:

Unknown disse...

uai..essa conta ta errada..quado divide pelo preço da gasolina da menor que 0.7..mais quando multiplica por 1.7 da maior que o preço da gasolinaa