terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Banco de couro e palhetas de pára brisa


Olá amigos!

Hoje vamos abordar alguns cuidados que devemos ter com dois itens presentes em automóveis, bancos de couro e palhetas do limpador de pára brisa.

Bancos de couro

Nem todos os carros possuem, porém o banco de couro deixou de ser objeto de desejo apenas de quem tem carros luxuosos e ganhou lugar de destaque também entre os modelos populares. O melhor é que, além da beleza, o couro traz mais higiene e valorização para o veículo; porém para manter o revestimento de couro em bom estado e prolongar a vida útil deles por muito tempo devemos nos atentar a alguns cuidados.

O investimento para instalar bancos de couro no carro varia de R$ 1,2 a R$ 1,5 mil. O serviço também inclui a cobertura interna das portas.

Limpeza

1 – Poeira: retirar com pano macio e seco;

2 – Líquidos (café, leite, refrigerante, bebidas alcoólicas e água) e Produtos gordurosos (óleo, azeite, creme e chocolate):

- remover imediatamente com pano macio e absorvente, friccionando suavemente;
- limpar com pano levemente umedecido com água morna em solução de sabão neutro;
- deixar secar naturalmente.

3 – Recomendações:

Não utilizar objetos pontiagudos e/ou abrasivos, bem como solventes e produtos agressivos na limpeza, evitando assim danos irreversíveis ao material.

Palhetas - limpador de pára-brisa

As palhetas são itens que freqüentemente esquecemos de dar atenção e só nos lembramos delas quando chove. Elas são itens de segurança e devem ser tratadas com a devida atenção. Nada pior que dirigir com a visibilidade comprometida. Manter as palhetas bem conservadas é fundamental para a sua segurança e dos demais.

Ao instalar novo jogo de palhetas, limpe o vidro usando solução de água com um pouco de álcool para limpeza do vidro. Aplique com um pano limpo. Esse procedimento ajudará na retirada das impurezas acumuladas no vidro; tais como óleo, poeira e outros.

- Para limpeza das borrachas (se necessário), use um pano umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas. Cuidado para não danificar os braços e a borracha do limpador durante o processo;

- Use no reservatório de água do limpador solução de água com aditivo apropriado para limpeza. O aditivo ajuda na diminuição do atrito entre a borracha e o vidro, melhora a qualidade da limpeza e não corrói a borracha.

Não é recomendado o uso de detergentes, sabões comuns ou querosene pois esses produtos na limpeza do pára brisas podem comprometer o desempenho e a durabilidade das palhetas.

Troque as palhetas a cada 12 meses (uma vez por ano), ou caso estejam:

- ressecadas (deixam riscos ou faixas no vidro, quando acionado o limpador);
- há folgas no mecanismo (ocorre trepidação quando o limpador é utilizado);
- borracha deformada (uma "névoa" é formada no vidro);
- borracha rasgada ou ressecada (algumas áreas do vidro ficam sem limpeza).

Cuide bem do seu amigo carro e aproveite com segurança e satisfação todos os benefícios que ele te oferece.

Abraço,

Diego

Nenhum comentário: