terça-feira, 7 de julho de 2009

Correia dentada - Descuide e ela te deixa na mão!


Essa peça, de extrema importância, atua no motor do veículo, ligando oeixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando-os efazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram efechem no momento exato. Também mantém o sincronismo entre ovirabrequim (que transfere a força do motor às rodas) e o comando deválvulas (responsável pela entrada e saída de gases no cilindro).Composta por borracha, cordonéis de fibra de vidro e tecido de proteçãopara os seus dentes, a peça, que é conhecida tecnicamente por correiasincronizadora, começou a ser usada no início dos anos 60, durante olançamento de motores nos EUA.Quando a correia se rompe, em geral por desgaste não constatado pelousuário, esta sincronia de trabalho entre os dois componentes é afetada.As válvulas começam a se movimentar de forma desordenada e ospistões permanecem trabalhando (subindo e descendo) sem critérios. Aconseqüência pode ser catastrófica, os pistões e válvulas podem sechocar, ocasionando o empenamento das válvulas e danos ao cabeçote.Quando a correia se rompe com o motor em movimento, o carro páraimediatamente, como se o motorista o tivesse desligado. Isso aconteceporque os ciclos de alimentação e de escape do carro se interrompem e,neste caso, é possível que, na subida do pistão (para expulsar os gasesda combustão) a válvula não recue no tempo certo, o que podeacarretar o empenamento de suas hastes. Pelo mesmo motivo, tambémsão prováveis, danos nos pistões e demais componentes, causando umenorme prejuízo.A substituição da correia é relativamente barata quando comparada àretífica de cabeçote e à troca das válvulas amassadas. O valor médio datroca de uma correia, incluído a mão-de-obra é de R$ 150,00; já aretífica fica, em média, R$ 3.000,00, 20 vezes mais caro. Além disso,fazer a troca da peça antes que o problema apareça dá bem menos dor decabeça para o motorista.Como a durabilidade da correia dentada varia de acordo com cada carro,para evitar o seu o rompimento, verifique suas condições e efetue asubstituição preventiva nas quilometragens recomendadas pelofabricante do veículo, em geral, por volta de 50.000 km. Em uma cidadecom o trânsito de São Paulo, por exemplo, ou cidades do interior, ondea peça está mais sujeita a presença de terra e lama, a durabilidade doproduto fica comprometida. Por isso, é importante levar o carro a umaoficina mecânica para uma inspeção visual a cada 15 mil quilômetrosrodados para avaliação do nível de desgaste da peça (e também dasoutras correias Poly V e V) porque o período estipulado pelo fabricante écalculado de acordo com as condições ideais de uso do carro. A qualquersinal de desgaste das bordas, faça a substituição e aproveite para pedirao mecânico que analise também as polias, tensores e rolamentosauxiliares.Ao comprar um veículo usado, não hesite em substituir a peça, poisvocê não sabe ao certo qual o histórico de manutenção desse item. Namaioria das vezes, além da correia dentada também é necessário trocaro seu esticador que é composto de um rolamento que pode apresentarfolgas ou mesmo travar provocando o rompimento da correia.Mais uma coisa: uma correia funciona silenciosamente se utilizada nospadrões sugeridos. Portanto, ruídos provenientes do motor são um sinalclaro de que algo deve ser inspecionado; e pode muito bem ser a correiadentada. Um ótimo sinal para verificar se há necessidade de troca équando, ao deixar o carro em ponto morto, a correia costuma emitir umruído intermitente e agudo.Ao levar o carro ao lava-rápido, não deixe lavar o motor porque a águasuja que escorre durante a lavagem pode contaminar a correia ediminuir a sua vida útil. As correias Poly V e V, acima citadas,promovem o acionamento e mantêm o funcionamento de diversosacessórios do motor tais como: alternador, direção hidráulica, ar condicionado,bomba d’água e compressor de ar. E, quando nãofuncionam, interrompem a operação da bateria, do ar-condicionado ouda direção hidráulica. Veja quantos problemas podem ser evitados coma simples troca de uma correia. A troca das Poli V e V deve serrealizada a cada 40.000 km ou conforme especificações do manual dofabricante.
Alguns carros tem a sincronia do motor realizada não pela correia dentada e sim por uma corrente, similar a corrente de uma bicicleta, assim como seu funcionamento. Essa corrente fica interna no motor e é lubrificada pelo mesmo óleo que lubrifica o motor. Esse tipo de sistema de sincronia do motor é um pouco mais antigo, porém ainda usado hoje em motores como o Ford ROCAM. O uso da corrente é bastante confiável pois fica protegida, uma vez que fica interna no motor, de corpos estranhos, sujeira e interpéries. Assim a corrente tem algumas vantagens sobre a correia, principalmente em carros OFF-ROAD uma vez que ocorre o risco da lama ter acesso a correia e vir a danificá-la.
Agora que você já sabe, fique de olho e faça a correta manutenção das peças para não ficar namão. É aconselhável, antes pegar a estrada, conferir os itens de segurança do seu carro (luzes, faróis, nível do óleo, calibragem dos pneus, incluindo o estepe, limpador de pára-brisa e palhetas).

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Abraço,

Diego

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