terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Câmbio automático


Hoje em dia é muito raro quem prefira um carro 2 portas ao invés de um de 4 portas. Antigamente era ao contrário. O carro de 2 portas era a preferência da maioria. Com o passar do tempo as pessoas foram mudando seus conceitos e as fábricas melhorando seus projetos. Hoje é muito dificil alguém que prefira um 2 portas ao invés de um 4 portas. Com o câmbio automático ocorre um fenômeno similar no Brasil. Nos EUA 98% dos automóveis são automáticos e a maior parte dos americanos sequer sabem dirigir usando câmbio manual. Números e características similares também são encontrados na Europa e Ásia.

Interessante o fato de o brasileiro preferir o câmbio manual, alegando que o câmbio automático é ruim ou de manutenção cara, mesmo sem ter dirigido algum carro com câmbio automático durante sua vida. No Brasil o câmbio automático é alvo de muito preconceito. O que mais me chama atenção é o fato de pessoas que não gostam de dirigir preferirem o câmbio manual. Ora, se uma pessoa não gosta de dirigir, gosta de pisar na embreagem e de trocar as marchas? Curioso não? E aqueles que alegam que o carro automático é muito mais lento que o manual? Isto é em parte verdade, mas considerando que a muitos dos motoristas não sabe passar as marchas no ponto certo, tanto para economia quanto para desempenho, fica claro que a opção correta para a maioria seria o câmbio automático.

Dirigindo com câmbio automático.

A configuração mais comum é a seguinte:

P: Park, bloqueia as rodas de tração para auxiliar o freio de estacionamento, recomendada para dar a partida e desligar o motor. É recomendado acionar o freio de estacionamento antes de mudar para esta posição
R: Reverse, Marcha ré.
N: Neutral. Ë como se fosse o “ponto morto”do câmbio manual, se diferencia do "P", por não bloquear as rodas de tração.
D: Drive, utilizado na maior parte do tempo. Faz o carro andar para frente utilizando todas as marchas disponíveis.
4,3,2,1: Bloqueia o engate até a marcha de número 4,3,2 e 1 respectivamente, deve ser ativado para usar o freio motor, ou subir um aclive acentuado, quando o câmbio fica mudando constantemente entre duas marchas. Exemplo: Subindo a serra o câmbio fica alternando entre a 3 e 4 marchas em períodos curtos; colocar o câmbio na posição 3 impede o engate da quarta marcha, aumentando o conforto e a vida útil do sistema. Na descida se pode usar o mesmo artíficio para usar o freio motor, mantendo a terceira engatada, por exemplo.

Na maior parte dos modelos há travas que impedem o engate ou desengate acidental de P, R, e entre 4, 3, 2 ,1 e D. Em alguns modelos basta apertar o botão do lado da alavanca. Em alavancas na coluna de direção, puxe a alavanca em sua direção e depois coloque-a para baixo ou para cima para mudar as marchas. Em modelos como o Audi A4, só é possível retirar a alavanca do P se o freio do pé estiver pressionado, na maior parte dos modelos só é possível dar partida em P ou N, em alguns a chave só sai do contato em P.
Ao dirigir, algumas diferenças são notáveis, o mais estranho é a falta de embreagem, muito cuidado para não acionar o freio pensando que é a embreagem, pricipalmente para quem não está acostumado em conduzir automóveis automáticos. Dê partida em P, pise no freio, acione a trava e deslize a alavanca para R (ré) ou D, largue o freio com cuidado, pois o carro se movimentará mesmo sem o uso do acelerador, sendo a velocidade de manobra controlada apenas pelo freio. Quando andando para frente não é necessário se preocupar com as marchas na maior parte das situações. Em subidas íngremes, o carro desce devagar quando o freio é liberado, o motor deve ser levado a uma rotação maior do que em um câmbio manual para vencer o aclive, isto pode causar insegurança em pessoas não habituadas ao câmbio automático. Não segure o carro na ladeira acelerando o motor, isto danifica o sistema. Segure o carro com o freio e acelere somente na hora de movimentar o carro.
Há macetes para forçar o engate de marchas. Se o acelerador for pressionado ao máximo, o câmbio reduzirá para a marcha mais baixa possível, se o pedal for um pouco aliviado esta marcha permanecerá engatada até que o carro embale ou o pedal do acelerador seja aliviado, o raciocínio contrário vale para passar marchas ascendentes, por exemplo, se está em segunda a 3000 rpm, se o pé do acelerador for aliviado, a terceira será engatada, voltando a pressionar um pouco o acelerador a terceira será mantida. Vale ressaltar que não há necessidade de tais procedimentos na maior parte das situações, tais procedimentos são importantes para ultrapassagens. Quando parado no sinal procure manter o D engatado, a não ser que vá demorar muito para colocar o carro em movimento (mais de 5 minutos, por exemplo), o câmbio foi feito para permanecer em D nos sinais. Com o uso de conversor de torque não há desgaste, mesmo o carro sendo forçado para frente. A embreagem dos câmbios automáticos modernos são usadas somente quando o carro já está embalado, a fim de eliminar a perda de potência decorrente do conversor de torque.
Muito importante. Em descidas longas, como descidas de serra, coloque o câmbio em 3 ou 2, dependendo da velocidade. Caso contrário o câmbio engatará a última marcha e o carro ficará sem freio motor. Utilizar o freio de serviço em descidas de vários quilômetros provoca seu superaquecimento e consequente perda de capacidade de frenagem.

Perguntas comuns:

Não entendo nada de carros. O que preciso saber para movimentar um carro automático?
Creio que é sempre bom aprender o máximo possível sobre um veículo, mas... P: Estacionar, dar partida e desligar. R: Ir para trás. D: Ir para frente. Para engatar qualquer uma das marchas esteja sempre com o pedal de freio pressionado.

Por que o câmbio automático não é bem aceito? Ele é ruim?
É um bom câmbio, tem vantagens e desvantagens em relação ao manual, a principal vantagem é o conforto, as desvantagens são um maior consumo e menor desempenho (a tendência é a diferença desaparecer).

Para que serve o botão Overdrive? Por que mesmo sendo um câmbio de quatro marchas não é possível bloquear o engate até a terceira marcha, uma vez que a alavanca só possui os números 2 e 1?
Isto é um conceito errado (ou um acerto de marketing), o overdrive é uma caixa de alongamento de marchas que leva a um alongamento de todas as marchas (ou pelo menos das duas últimas), resultando em um total de 10 relações de marcha para um carro de 5 marchas com overdrive ativo em todas. Quando você aperta o botão a troca para uma marcha mais reduzida acontece e a rotação do motor aumenta, indicando que o uso da quarta marcha foi desativado e como a quarta marcha é a última, seria o mesmo que colocar o câmbio na posição 3, portanto se não desejar o engate da quarta marcha, simplesmente aperte o botão na alavanca de câmbio, desligando o "overdrive". O correto seria dizer que o câmbio tem quatro marchas, sendo a quarta uma sobremarcha, esta sendo usada somente para economia e silêncio. Os câmbios automáticos mais modernos existentes em modelos luxuosos tem mais de 4 marchas, tendo assim a quinta e em alguns até a sexta marcha.

Por que meu carro automático tem somente quatro marchas, enquanto o modelo equivalente com câmbio manual tem cinco?
Por causa do uso de conversor de torque, que permite um deslizamento sem desgaste de material como nas embreagens convencionais. Assim é possível usar uma primeira marcha mais longa e um maior espaçamento entre as marchas, permitindo a diminuição do número de marchas.

Por que parece que um carro automático passa cinco marchas ao invés das quatro existentes?
Na maior parte dos carros, uma embreagem é acoplada somente na quarta marcha para eliminar as perdas inerentes do conversor de torque, quando ela acopla, há a sensação de ter engatado a quinta, observe que nesta situação a flutuação de rotação do motor é mínima.

Não gosto de câmbio automático!! Você concorda que ele tira o prazer de dirigir?
Acho que ele tira o prazer de pilotar... Ande com um carro automático no trânsito pesado e me fale se ainda prefere, sinceramente, um manual para uso diário. Para a maioria das pessoas o carro é usado 90% do tempo na cidade.

E usar as posições 4,3,2,1 para passar as marchas manualmente?
Estas posições foram feitas para uso em determinadas situações em que o programa do câmbio não executa a tarefa desejada, fica alternando constantemente entre duas marchas em uma subida íngreme ou para usar o freio motor. Não foi feito para a passagem de marchas manualmente. Lembre-se que isto danifica o sistema a longo prazo.

Para que serve a tecla "Sport"?
Em alguns modelos, há dois programas de trocas de marcha, um econômico e outro esportivo. Com o programa esportivo, as marchas são trocadas mais tarde e se uma redução for forçada, o programa manterá a marcha mais reduzida engrenada por mais tempo.

Para que serve a tecla Snow?
Permite sair em segunda ou terceira marchas, para desatolar o carro. Em alguns carros esta função é ativada posicionando a alavanca em "2".

O câmbio automático consome mais e anda menos que um manual?
Considerando que o motorista saiba usar corretamente o manual, e comparando com as caixas automáticas convencionais; é verdade. Porém se comparado com os câmbios CVT (contínuamente variáveis), como o Multitronic da Audi, ou o CVT do Honda Fit, esta afirmação é falsa, pois é possível obter infinitas relações de marcha com passagem contínua e imperceptível, sendo possível o máximo desempenho ou economia em todas as velocidades, o que é impossível com caixas manuais ou automáticas convencionais.

A manutenção do câmbio automático é mais cara que o manual?
Os componentes são mais caros, porém a manutenção é menos constante. Se corretamente utilizada uma caixa automática chega aos 200000km somente com trocas de óleo (geralmente a cada 60000km). No Brasil a mão de obra é mais cara pois é mais rara, nos Estados Unidos, onde cerca de 98% dos automóveis são automáticos, a caixa manual além de mais cara tem manutenção mais complicada.

O que é o Tiptronic?
É a caixa automática com comando manual da Audi/Volkswagen. Pode ser comandada tanto de modo automático como por botões no volante ou toques na alavanca.

E a embreagem automática?
Há modelos em que só a embreagem é automática, como o Palio Citymatic e M.B. Classe A, é uma caixa manual, com marchas na disposição usual e trocadas somente manualmente, somente a embreagem é acionada automaticamente, assim sendo o pedal da embreagem é inexistente.
Essas e outras informações desse BLOG tbm estão disponibilizadas no site: www.socarrao.com.br
Abraço,
Diego

5 comentários:

Unknown disse...

OLA AMIGO. Tenho uma Pajero GLS/Full 2006/2007, com motor 3.2 Turbo Intercoller. Toda vez que mudo a alavanca de N para D, sinto um tranco como se o carro fosse sair. Pelas pesquisas que efetuei, pode ser o coxim de motor, pois o cambio funciona redondinho. Sera isto mesmo, ou tenho de ver mais assuntos. Grato. Roberto Satiro -- Curitiba- Pr.

Filomena da Silva disse...

Sou apaixonada por modelos de carros multimarcas. Show!!!

Filomena da Silva disse...

Valeu pela dica para começar o ano de carros multimarcas novo.

Helloiza Alonso disse...

Nossa, adorei esse artigo para carros seminovos com cambio automatico, muito bom, me ajudou demais mesmo, valeu!

Unknown disse...

Boa noite,quando custa um motor,e caixa altomatica, eu tenho intereçe