terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Carro novo 1.0 ou seminovo de maior potência?


Carro novo 1.0 ou seminovo de maior potência ???
Ainda que o Governo tenha alterado a forma de cobrança do IPI, para carros com motores 1.0 zerou o imposto e para outros motores baixou o imposto, o grande mercado de veículos novos continua sendo dos chamados carros populares, aqueles com motores 1.0 e principalmente por causa do motor FLEX. Neste instante sempre vem aquela pergunta: compro um popular zero km ou um carro seminovo de maior potência.
Popular zero km: Com os pátios cheios, concorrência acirrada entre montadoras é comum encontrarmos as chamadas campanhas corporativas (mega feirões, feirões de fábricas, entre outras). Nestas oportunidades são oferecidos os preços especiais acrescidos ainda das condições especiais de financiamentos. Esta situação acaba competindo diretamente com aquela oportunidade do seminovo, visto que, 70% dos novos veículos, são comercializados através de algum tipo de financiamento bancário.
O apelo do zero km é maior ainda considerando que você passa a ser o primeiro proprietário do veículo, conta com a garantia de fábrica, que de certa forma representa um grande diferencial na sua escolha.
Seminovo de maior potência: Supostamente este veículo já sofreu aquela desvalorização normal de mercado, que pode ultrapassar aos 20%, já no primeiro ano de uso. Ainda assim existem as ressalvas em relação ao estado de conservação do veículo (aspectos mecânicos, funilaria, pintura, etc) e procedência do veículo (documentação, pendências financeiras, multas, etc).
Vale lembrar que nosso mercado de automóveis está em crise atualmente e não está vendendo como gostaria. O que isto significa: potencias novos compradores não existem, ou seja, comprar um veículo novo representa vender o seu veículo atual. Muitas vezes aquele “suposto bom negócio” realizado, na compra de seu veículo novo, acaba sendo anulado pela venda de seu veículo atual.
Para quem ainda não possui um veículo e tem condições de compra, o sonho do carro 0 km, ainda que um modelo popular, está cada vez mais próximo. Não será considerado um “fuja do rebanho” mas estará andando num veículo 0 km.
Essa e outras matérias desse BLOG também estão disponíveis no site: http://www.socarrao.com.br/
Abraço,
Dieguito

Nenhum comentário: